segunda-feira, 20 de julho de 2015

TOP 13 FAMOSAS RIVALIDADES DA FICÇÃO [SUPER.ABRIL]

Escrita no início da década de 1590, a história de amor entre Romeu e Julieta não teria desfecho tão trágico não fosse a clássica rixa entre Capuletos e Montéquios. Além de movimentar a venda de venenos e adagas no universo shakespeariano, a rivalidade é o combustível que move grandes personagens da cultura popular. Relembre 13 famosas rivalidades da ficção:


1. Sherlock Holmes x Professor Moriarty
01_sherlock-moriarty
Foi em Um estudo em vermelho, livro publicado em 1887, que Sir Arthur Conan Doyle apresentou ao mundo um dos maiores detetives da cultura popular. Protagonista de quatro romances e 56 contos, o brilhante amante da lógica dedutiva Sherlock Holmes tinha um inimigo à altura de seu intelecto. Descrito pelo investigador como “Napoleão do Crime”, o icônico Professor Moriarty era a mente responsável por proteger os criminosos da Inglaterra em troca de obediência – e uma parte dos lucros, claro.

2 e 3. Tom x Jerry e Piu-piu x Frajola
02_tom-jerry 03_piu-piu-frajola
Esqueça a rivalidade entre cães e gatos – na telinha, os felinos mais famosos compravam briga com pássaros e roedores. O gato Tom e o rato Jerry são os protagonistas da série animada de curta-metragens que teve início em 1940. Ao longo dos mais de 160 episódios produzidos, era fácil acompanhar a dinâmica entre a dupla. Tom estava sempre arquitetando um plano para capturar o ágil e esperto Jerry – e todos adoravam vê-lo fracassar.
O enciumado Frajola não tinha mais sucesso ao tentar dar um fim ao seu arquiinimigo – o doce e (nem tão) inocente canário Piu-Piu. Os personagens apareceram juntos pela primeira vez em 1947. Desde então, Frajola segue tentando devorar o passarinho.
Bônus: A clássica rivalidade entre Tom e Jerry ganhou mais violência e sangue na paródiaComichão e Coçadinha, desenho animado que é atração do programa do palhaço Krusty dentro do universo de Os Simpsons.

4. Neo x Agente Smith
04_neo-smith
Não basta acordar um dia e descobrir que tudo aquilo em que você acreditava é uma grande mentira. Ao escolher a pílula vermelha em Matrix, filme dirigido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski, Neo se vê de repente em um mundo controlado por máquinas onde ele pode ser a última salvação para a raça humana. Taí um trabalho de responsa. E, como todo herói, o ex-programador/hacker ganha, de quebra, um inimigo de peso: o Agente Smith é uma das manifestações da inteligência artificial no mundo da Matrix, originalmente programado para manter a ordem dentro do sistema – exterminando qualquer programa ou humano que ameace a estabilidade da realidade simulada.

5. Charles Xavier x Erik Lehnsherr
05_xavier-magneto
Charles Xavier e Erik Lehnsherr foram amigos antes de tudo. Os mutantes se conheceram quando Erik ainda trabalhava como voluntário na recuperação dos sobreviventes dos campos de concentração alemães. A dupla se desfez, no entanto, quando chegaram a um impasse: enquanto Charles acreditava na convivência entre mutantes e humanos, o sobrevivente do Holocausto acreditava que a humanidade acabaria oprimindo a nova raça de seres humanos, como sempre fez com minorias. Não teve jeito de superar essa crise. Como Professor X e Magneto, os antigos amigos assumiram lados opostos na defesa dos mutantes – Xavier atua como mentor dos X-Men, enquanto Erik busca a aniquilação dos humanos.

6. James Bond x Ernst Stavro Blofeld
06_bond-blofeld
O rosto oculto e as mãos acariciando um gato persa. Enquanto trama contra a humanidade (e contra mocinho da história), deixa no ar o mistério de sua identidade. Quem seria ele? A icônica imagem – que já inspirou variados filmes e desenhos animados – nasceu na série de livros e filmes do espião favorito da Rainha. Ernst Stavro Blofeld é um gênio do mal e arquiinimigo de James Bond, o agente 007. Chefe da SPECTRE, organização terrorista internacional, o vilão quer dominar o mundo – e seu sonho megalomaníaco dá um bocado de trabalho para Bond em três livros e seis filmes da franquia cinematográfica oficial do agente, entre 1963 e 1981.

Bônus:
06_bonus_01 06_bonus_02
O Número 1, como Blofeld também é conhecido, é a inspiração para o vilão e arquiinimigo de outro agente inglês: Dr. Evil, o inimigo eterno de Austin Powers, e sua cópia em versão de bolso, o Mini Mim. O inimigo do Inspetor Bugiganga, Dr. Garra, que sempre aparece acariciando seu gato enquanto assiste seus comparsas arruinarem seus planos, também foi inspirado no comandante da SPECTRE.

7. Batman x Coringa
The Dark Knight
Vestir uma capa e lutar todas as noites para acabar com o crime na cidade Gothan não é para qualquer um. Principalmente quando seu arquiinimigo é o misterioso e insano Coringa. Criado em 1940 por Bill Finger e Bob Kane, o vilão já aparece na primeira HQ do morcegão, a revista Batman #1. Desde então, deu muita dor de cabeça para o Homem-Morcego: foi o responsável por deixar paralítica a Batgirl Barbara Gordon e matar o Robin Jason Todd e a esposa do Comissário Gordon.

8. Superman x Lex Luthor
08_superman-lex
A rivalidade entre Superman e Lex Luthor vai muito além das tardes de domingo em Pequenópolis. O vilão, famoso por sua careca e pelas tentativas frustradas de derrotar o Homem de Aço, está presente na vida de Clark Kent desde os primórdios – o herói apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 1938, apenas dois anos antes de seu arquiinimigo.
De empresário à cientista, Lex Luthor já foi até Presidente dos Estados Unidos. Sempre com projetos suspeitos, é um líder nato e extremamente inteligente – um constante desafio para o Superman. E a rivalidade vai além do bem e do mal: além da disputa pelo título de melhor cidadão de Metrópolis (perseguido ferozmente por Luthor, mas naturalmente dado pela população ao Superman), os dois também disputam o coração da mocinha, Lois Lane. Um embate que, pra variar, Lex Luthor também acaba perdendo. Não faltam mesmo motivos para ele odiar Clark Kent.

9. Popeye x Brutus
09_popye-brutus
Talvez você não saiba, mas a primeira aparição do icônico marinheiro Popeye foi nos quadrinhos: criado pelo estadunidense E. C. Segar em 1929, ele logo se tornou o protagonista da tirinhaThimble Theatre, publicada no New York Journal desde 1919. O personagem ganhou fama internacional em 1933, quando passou a protagonizar também um desenho animado baseado na rivalidade entre o marinheiro e o grosseiro Brutus, que nutre um amor não correspondido pela namorada de Popeye, a magricela Olivia Palito. O brutamonte quase leva a melhor – mas nada que uma dose turbinada de espinafre não resolva.

10. Gandalf x Saruman
10_gandalf-saruman
Gandalf, o Cinza, e Saruman, o Branco, já foram amigos. Os dois magos chegaram à Terra Média com o objetivo de combater o mal e ajudar os homens a derrotarem Sauron – o maligno criador dos Nove Anéis. Porém, Saruman, o líder da ordem, acabou cedendo ao poder do Um Anel e se converteu ao lado negro da força. Não há amizade que resista. Gandalf, ao lado dos pequenos Hobbits, enfrenta Saruman para garantir que a paz volte a se estabelecer na Terra Média.

11. Jerry Seinfeld x Newman
11_seinfeld-newman
Até comediantes tem inimigos. Na clássica sitcom Seinfeld, exibida originalmente entre 1989 e 1998, Jerry tem como nêmesis o vingativo carteiro Newman. O motivo que criou a rixa entre a dupla nunca é explicado, mas o baixinho desagradável se diverte com o incômodo causado no seu vizinho e não poupa esforços para perturbá-lo.

12. Harry Potter x Voldemort
12_harry-voldemort
No universo criado pela britânica J.K. Rowling, a rivalidade mortal entre Harry Potter e Lord Voldemort já estava escrita: “um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver”, dizia a profecia. Aquele-que-Não-Deve-Ser-Nomeado não queria arriscar – tentou dar fim ao menino ainda no berço. Mas o Garoto que Sobreviveu deu muito mais trabalho para o Lorde das Trevas do que ele poderia imaginar.

13. Luke Skywalker x Darth Vader
13_darth-luke
Problemas familiares não faltam entre os Skywalkers. Além de só descobrir seu parentesco com a Princesa Leia depois de um bom tempo convivendo juntos, Luke precisa enfrentar uma revelação ainda mais chocante: Darth Vader, o poderoso vilão que acredita ser responsável pela morte de seu pai é, na verdade, o seu pai. Anakin Skywalker, que anteriormente havia se convertido ao lado negro da Força, acaba deixando seu lado paternal aflorar, mas não sem antes Luke e Vader travarem emocionantes duelos com seus poderosos sabres-de-luz.
A ficção está cheia de intrigas. Conte para a gente nos comentários sobre as suas rivalidades favoritas!

FONTE: SUPER.ABRIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário