sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Seriados que Amo: American Horror Story


Criado por (2011)
ComSarah PaulsonTaissa FarmigaFrances Conroy 
PaísEUA
GêneroDramaTerrorFantasia
StatusEm produção
Duração42 minutos

Sinopse e detalhes American Horror Story

1ª Temporada
Sem saber dos perigos que estão por vir, a família Harmon sai de Boston e vai para uma mansão em Los Angelesatingida por pequenos conflitos de relacionamento. Logo após a chegada, eles encontram com os Landgons, com quem desenvolvem uma boa relação. Ben Harmon (Dylan McDermott), a esposa Vivien (Connie Britton) e Violet (Taissa Farmiga), a filha, descobrem junto aos seus novos companheiros que a casa possui um ambiente sobrenatural, repleto de fantasmas.

2ª Temporada
Nos anos 60, Irmã Jude (Jessica Lange), Irmã Mary Eunice (Lily Rabe) e Don Thimothy Howard (Joseph Fiennes) comandam a Instituição Mental Briarcliff, responsável por tratar criminosos insanos. Dentre esses pacientes estão a jornalista Lana Winters (Sarah Paulson) e os acusados de assassinato Kit Walker (Evan Peters) e Grace (Lizzie Brochere). Os clientes do manicômio são atormentados por criaturas bizarras e em complexo estado mental.

3ª Temporada
Os únicos remanescentes dos julgamentos das bruxas de Salem, no século XV, correm risco de extinção três séculos depois. Uma escola especial de New Orleans ensina às vítimas de ataques misteriosos formas de defesa. A jovem Zoe (Taissa Farmiga) acaba de chegar e guarda um segredo enquanto a líder Fiona (Jessica Lange) volta à cidade para proteger o clã das bruxas.


HISTÓRICO

American Horror Story (no Brasil: Uma História de Horror Americana ou American Horror Story) é uma série de televisão norte-americanade terror-drama criada e produzida por Ryan Murphy e Brad Falchuk. Descrita como uma série antológica, cada temporada é concebida como uma minissérie independente, seguindo um conjunto de personagens e ambientações distintas, e um enredo com o seu próprio "começo, meio e fim." 
A primeira temporada, intitulada American Horror Story: Murder House ocorre nos dias atuais e é centrada na família Harmon, que se muda para uma mansão restaurada, sem saber que a casa é assombrada pelos seus antigos habitantes. A segunda temporada, intitulada American Horror Story: Asylum, ocorre no ano de 1964 e segue as histórias dos pacientes, médicos e freiras que ocupam uma instituição para criminosos insanos. A terceira temporada, American Horror Story: Coven, volta aos dias atuais, na cidade de New Orleans, e exibe os acontecimentos num clã de bruxas originadas de Salem e do vodu. Uma quarta temporada foi confirmada no segundo semestre de 2013, e um dos criadores da série revelou que ela não será contemporânea e irá possivelmente acontecer em New Orleans ou Santa Fe.
A série é transmitida na televisão pelo canais fechados FX nos Estados Unidos e FOX no Brasil. A primeira temporada estreou em 5 de outubro de 2011 nos EUA e 8 de novembro de 2011 no Brasil, e foi concluída originalmente em 21 de dezembro de 2011. A segunda temporada estreou em 17 de outubro de 2012 nos EUA e 30 de outubro de 2012 no Brasil, e com previsão de terminar em janeiro de 2013. No dia 15 de novembro de 2012, o canal FX anunciou a ordem de uma terceira temporada para a série, programada para estrear no outono de 2013. No dia 6 de novembro de 2013, a FOX renovou a série para a quarta temporada, com previsão de estreia para o fim do ano de 2014. Sobre a saída da Atriz principal, Jessica Lange numa possível quinta temporada, a FOX não confirmou nada.
American Horror Story tem sido bem recebida pelos críticos de televisão e fãs. O elenco é geralmente elogiado, especialmente Jessica Lange. A série atrai sistematicamente altos índices de audiência para a rede americana FX, com sua primeira temporada sendo a maior nova série da TV à cabo de 2011. No Brasil a série será exibida a partir de janeiro de 2014 na Band, e fará junto com The Walking Dead a Noite do Terrorda emissora. O título da primeira temporada foi traduzido para Uma História de Horror Americana, diferente de The Walking Dead, que é exibido pela emissora com o título original.

CURIOSIDADES

Inspiração da série

Curiosidade sobre a série
O tom de horror de American Horror Story é baseado em Dark Shadows (1966-1971), uma série que o criador Ryan Murphy foi obrigado a assistir quando era jovem pela sua avó. Os filmes O Bebê de Rosemary (1968) e O Iluminado(1980) também serviram de inspiração para o programa.

Mansão famosa

Curiosidade sobre a série
A "casa do assassinato" que aparece na série corresponde na realidade à Mansão Rosenheim. A residência também foi utilizada em uma versão especial de Buffy: A Caça-Vampiros (1992), na qual os personagens expressam seus temores.

Trilha sonora de terror

Curiosidade sobre a série
Na primeira temporada foram utilizadas diversas canções de filmes de terror, principalmente dos longas Drácula de Bram Stoker (1992), Revelação (2000), Psicose (1960) e Sobrenatural (1995).

Aviso prévio

Curiosidade sobre a série
Os criadores Ryan Murphy e Brad Falchuk declararam  desde o começo do projeto que cada temporada conteria uma história e um elenco diferente.

Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo. SPOILERS

Primeira temporada

A primeira temporada, intitulada American Horror Story: Murder House, tem como assunto principal a infidelidade. Explorando temas como o amor, a família, e o perdão. A história ocorre em 2011, seguindo a família Harmon do psiquiatra Ben (Dylan McDermott), sua esposa Vivien (Connie Britton), e sua filha adolescente Violet (Taissa Farmiga) que se mudam de Boston para Los Angeles depois de que a Vivien tem um aborto, e o Ben tem um caso extraconjugal. Os Harmons se mudam para uma mansão restaurada e logo se encontram com os ex-residentes da casa, os Langdons: Constance Langdon (Jessica Lange), e seus dois filhos, Tate (Evan Peters), e Addie (Jamie Brewer), e o desfigurado Larry Harvey (Denis O'Hare). Ben e Vivien tentam reacender seu relacionamento, como Violet, sofrendo de depressão, encontra conforto com Tate. Os Langdons e Larry frequentemente influenciam a vida dos Harmons, como a família descobre que a casa é assombrada pelos fantasmas de seus antigos habitantes.

Segunda temporada

A segunda temporada, intitulada como American Horror Story: Asylum tem como tema a saúde mental. A história se passa em 1964 e acompanha os pacientes, médicos e freiras que ocupam a Instituição Mental Briarcliff, fundada para tratar e abrigar os criminosos insanos. Os administradores que dirigem a instituição incluem a severa Irmã Jude (Jessica Lange), a segundo em comando Irmã Mary Eunice (Lily Rabe) e o fundador da instituição, o Dom Timothy Howard (Joseph Fiennes). Os médicos encarregados de tratar os pacientes no manicômio incluem o psiquiatra Dr. Oliver Thredson (Zachary Quinto) e o sádico cientista Dr. Arthur Arden (James Cromwell). Os pacientes, muitos dos quais afirmam ser injustamente institucionalizados, incluem a jornalista lésbica Lana Winters (Sarah Paulson), o acusado de assassino em série Kit Walker (Evan Peters), e a suposta assassina Grace (Lizzie brochere). Há também elementos espirituais e científicos que manipulam os habitantes do Briarcliff, incluindo possessão demoníaca e extraterrestres.

Terceira temporada

A terceira temporada, intitulada American Horror Story: Coven, tem como assunto principal historias de bruxas e lugares enfeitiçados. Mais de 300 anos se passaram desde os dias dosjulgamentos de Salem, e o remanescente que conseguiu escapar está à beira da extinção e correndo perigo. Misteriosos ataques contra as bruxas estão aumentando e jovens garotas seguem para uma escola especial aberta em Nova Orleans, com o objetivo de aprender novas formas de proteção.
Uma das novas alunas é a recém-chegada Zoe (Taissa Farmiga) que guarda um terrível segredo. Alarmada pelas recentes agressões, Fiona (Jessica Lange), a grande líder que estava afastada há um longo tempo, retorna para a cidade determinada a proteger o clã das bruxas. A temporada possui elementos espirituais e relacionados com feitiçaria, incluindo caça às bruxas, incesto, escravidão, e vodu. Outros atores presentes no elenco são Evan Peters (como Kyle), Emma Roberts (como Madison), Kathy Bates (como Madame LaLurie), Sarah Paulson (como Cordelia),Angela Bassett (como Marie Laveau), Frances Conroy (como Myrtle Snow) e Lily Rabe (como Misty). 

Episódios

TemporadaEpisódiosExibição originalEstreia da temporadaFinal da temporada
112201105 de Outubro, 201121 de Dezembro, 2011
213201217 de Outubro, 201223 de Janeiro, 2013
31320139 de Outubro, 201329 de Janeiro, 2014

Elenco

Primeira Temporada

Os anúncios começaram em 2011, com Connie Britton sendo a primeira escolhida, retratando a Vivien Harmon. Em entrevista à Entertainment Weekly, o co-criador da série Ryan Murphy afirmou que ele havia dito a Connie Britton, no início, que sua personagem Vivien morreria na primeira temporada.
Denis O'Hare se juntou ao elenco no final de março de 2011 como Larry Harvey. Jessica Lange juntou ao elenco em abril de 2011 como Constance, marcando seu primeiro papel regular na televisão.
Dylan McDermott foi escolhido como o pai de família Ben Harmon no final de abril de 2011. Seu caráter foi inicialmente descrito como "um terapeuta bonito e masculino, mas sensível que ama sua família, mas prejudicou sua esposa". McDermott disse que ele queria fazer o papel para romper com sua função anterior como Bobby Donnell na série da ABC The Practice.
Em maio de 2011, Taissa Farmiga e Evan Peters foram os últimos atores a entrar no elenco, retratando Violet Harmon e Tate Langdon, respectivamente. Farmiga disse que ela amava Violet "imediatamente" e que "Ela tinha coragem para ela, ela tinha atitude". Murphy descreveu Tate como o "verdadeiro monstro" da série, acrescentando: Para o grande mérito do Evan e para o mérito dos escritores, "eu acho que o trabalho feito por Evan foi surpreendente difícil fazer um monstro simpático".

Atores e atrizes (1ª TEMPORADA) American Horror Story

Ads not by this site
Luke Ep. 4 5 6 7 8 9
Hayden McClaine Ep. 2 3 4 5 8 11 12
Patrick Ep. 4 5 8 11
Angela Ep. 10
Dr. Hall Ep. 3 6 7 9
Detetive Granger Ep. 10 12
Chad Warwick Ep. 4 5 8 11
Stan Ep. 3 7 12
Sally Freeman Ep. 3
Miguel Ep. 12


Segunda Temporada

Em março de 2012, Murphy revelou que a segunda temporada foi projetado para Jessica Lange, dizendo: "Isso vai ser realmente o show da Jessica Lange por isso estou muito animado com isso. Estamos projetando este incrível novo oposto do personagem de Constance para ela. Ela e eu temos falado sobre coisas diferentes. Ela tem um monte de idéias, e tem várias fontes em seu caráter. Ela me disse algumas coisas que ela sempre quis fazer como atriz"." Zachary Quinto, que teve um papel menor como Chad na primeira temporada, foi confirmado como um dos protagonistas masculinos em março de 2012. No William S. Paley Television Festival, Evan PetersSarah Paulson, e Lily Rabe foram confirmados para retornar em papéis não especificados. Foi relatado em março de 2012, que o vocalista do Maroon 5 Adam Levine está em negociações para aparecer na segunda temporada. Ele vai fazer um "personagem de maneira contemporânea e metade de um casal conhecido apenas como "The Lovers", de acordo com Tim Stack da Entertainment Weekly. Em abril de 2012, Lizzie Brocheré foi escalada para interpretar um personagem descrito como "Uma ardente, muito ardente, extremamente sexual e perigosa bomba sexy infantil e selvagem" para rivalizar com o novo personagem de Jessica LangeChloë Sevigny vai desempenhar o papel de Shelly, uma ninfomaníaca que foi deixada no hospício por seu marido a personagem de Chloë Sevigny foi considerada como mais outra rival ninfomaníaca para a personagem de Lange. Em maio de 2012, James Cromwell foi designado a co-estrela como Dr. Arden, um homem que trabalha no hospício, e que pode ser umNazi. Em Junho de 2012, o ator Joseph Fiennes entrou para o elenco principal, como o monsenhor Timothy O'Hara, um interesse amoroso possível para a Irmã Jude, personagem de Jessica Lange. Também em junho de 2012, Chris Zylka foi escalado para interpretar Daniel, que é apresentado como "o menino mais bonito do mundo e um mudo surdo". Britne Oldford foi escalado para o papel recorrente de Alma, outra paciente na instituição. Em julho de 2012, Mark Consuelos foi escalado como um paciente chamado Spivey. Também em julho,Clea DuVall e Franka Potente foram escaladas em papeis ainda não especificados.  Em 6 de agosto de 2012, Blake Sheldon foi escalado para o papel duplo de Devon e Cooper, ambos descritos como "alto, magro e psicopata". Em setembro de 2012, Frances Conroy foi escalado para interpretar "the ultimate angel" (o anjo final), de acordo com Murphy em sua página no Twitter.

Atores e atrizes American Horror Story

Ads not by this site
Anjo da Morte Ep. 6 7 9 10 12 13
Shelley Ep. 1 2 3 4 5
Wendy Peyser Ep. 1 2 11 12
Leigh Emerson Ep. 8 9
Derek Ep. 6
Frank McCann Ep. 2 3 4 5 7 8 9
Spivey Ep. 1 3 10
Alma Walker Ep. 1 4 5 8 11 12
Sam Goodman Ep. 5 7
Teresa Morrison Ep. 1 2 3


Terceira Temporada

Os produtores executivos e co-criadores da série Ryan Murphy e Brad Falchuk têm afirmado que, como aconteceu com a segunda temporada, "muitos atores" vão voltar em papéis diferentes, incluindo Jessica Lange. Evan Peters e Sarah Paulson foram confirmados para retornar, juntamente com Lange. Murphy acrescentou que Lange vai interpretar uma "verdadeira gata glamurosa".  Taissa Farmiga, a Violet da primeira temporada, será co-estrela como um personagem que está envolvido em um romance de destaque durante a terceira temporada. Lily Rabetambém foi escalada para um papel principal na terceira temporada. A atriz recorrente da série Frances Conroy se juntou a temporada em um papel desconhecido. A atriz ganhadora de umOscar Kathy Bates tem sido convidada para co-estrelar na terceira temporada. Ela fará o papel de uma mulher que, no início, é a melhor amiga da personagem de Lange, mas vai se tornar sua pior inimiga.Murphy afirmou que o personagem de Kathy Bates será "cinco vezes pior que seu personagem do filme Misery" e que será inspirado em um "acontecimento real". Dia 29 de abril Murphy anunciou a adição da indicada ao Oscar Gabourey Sidibe no elenco em um papel desconhecido. Em 13 de maio de 2013, Murphy anunciou via Twitter que a indicada ao OscarAngela Bassett e a duas vezes vencedora do Tony Award Patti LuPone se juntaram ao elenco. Também foi anunciado em maio de 2013 que Emma Roberts tinha sido adicionada ao elenco. Roberts vai fazer o papel de Madison, uma "garota festeira egocêntrica."

Produção

O que você viu no final foi o fim da casa dos Harmon. A segunda temporada do show será uma casa ou um prédio novinho em folha para assombrar. Assim como neste ano, todas as temporada desta série vão ter um começo, meio e fim. [A segunda temporada] não será em Los Angeles. Ela será, obviamente, nos Estados Unidos, mas em um local completamente diferente.
— Murphy sobre segunda temporada deAmerican Horror Story'.
Os criadores Ryan Murphy e Brad Falchuck começaram a trabalhar em "American Horror Story" antes de sua série da Fox Glee. Murphy queria fazer o oposto do que ele havia feito anteriormente e assim começou o seu trabalho na série. Ele afirmou: "Então, estamos fazendo uma série completamente limpa, doce, otimista, eu queria fazer algo que sorta aproveitado para o lado diferente da minha personalidade". Falchuk ficou intrigado com a ideia de colocar um ângulo diferente no gênero horror, afirmando que seu objetivo principal ao criar a série foi para assustar os espectadores. "Você quer que as pessoas fiquem um pouco fora de equilíbrio depois assistir a um episódio", disse ele.
O tom escuro da série é espelhado na novela da ABC "Dark Shadows", que a avó de Murphy obrigou-o a assistir quando era mais jovem para fortalecê-lo. Além disso, a série inspira-se filmes de terror clássicos, como O Bebê de Rosemary e O Iluminado.
Desde o início, Murphy e Falchuk planejado que cada temporada da série iria contar uma história diferente.Após o final da exibição da primeira temporada, Murphy falou de seus planos para mudar o elenco e local para a segunda temporada.
Em Janeiro de 2013, Ryan Murphy o criador da série deu a entender que uma pista sobre a terceira temporada seria escondida no decimo episódio da segunda temporada. Em outra entrevista sobre aquele episódio, ele afirmou: "Quero algo que tenha mais um glamour diabólico" ."Uma das coisas que senti falta nessa segunda temporada foi que eu realmente amava ter esse clima meio Romeu e Julieta entre Violet (Taissa Farmiga) e Tate (Evan Peters) (na primeira temporada). Estaremos fazendo algo assim na terceira temporada. E nós estamos contemplando filmar a série em um lugar diferente. Nós estamos contemplando filmar em algum lugar do país onde uma verdadeira historia de terror tenha acontecido."

Filmagens

Murphy estava procurando uma casa que poderia ser apropriadamente assustadora, mas também atraente.
O episódio piloto foi filmado em uma casa no Country Club Park, em Los Angeles, Califórnia, que serve como casa mal assombrada e cena do crime na série. Projetada e construída em torno de 1908 por Alfred Rosenheim, casa de família com estilo gótico foi usada anteriormente como um convento.
A série é filmada em cenários que são uma réplica exata da casa. Detalhes como vitrais Louis Comfort Tiffany, luminárias e bronze martelado, foram re-criada para preservar o visual da casa.
A produção e gravação para a segunda temporada vão começar no final de julho de 2012 para uma estréia prevista para 17 de Outubro nos Estados Unidos. As filmagens exteriores para a segunda temporada foram inicialmente filmadas na cidade de Hidden ValleyCondado de VenturaCalifornia, uma área rural nas aforas de Los Angeles.
As filmagens principais para a terceira temporada estão marcadas para começar no verão do hemisfério norte de 2013, em vários locais, sendo um deles Nova Orleans, em Louisiana.

Sequência de Abertura

A sequência de abertura para a primeira temporada foi criada por Kyle Cooper e sua empresa Prologue. Ele também criou a sequência do título para a série do canal de televisão AMC The Walking Dead e para o filme de 1995, Se7en. A música foi composta por o designer de som Cesar Davila-Irizarry e o músico Charlie Clouser.
A sequencia de abertura da primeira temporada é situada no porão da casa dos Harmons e inclui imagens de autópsia de crianças pequenas, bebês em jarros não nascidos (ou abortados), caveiras, um vestido de batismo, um uniforme de enfermeira, e uma figura segurando um par de tesouras para poda cobertas com sangue.
Murphy descreveu a sequência como um mini-mistério e afirmou que "No momento em que você ver o nono episódio desta temporada, todas as imagens na sequência de abertura serão explicadas".
Já a sequencia de abertura da segunda temporada é diferente, situada em um sanatório intitulado Briarcliff, inclui imagens de macas, sangue, pacientes, lobotomia, demônios, antiguidades da época e dentre outras salas e fatores que ali ocorriam.
Na terceira temporada, o mesmo projeto da sequencia continua, porém diferente. Nela são mostradas bruxas, bonecos de vodu, demônios, sangue, sofrimento, imagens de lendas e uma fogueira com uma bruxa sendo queimada.

Publicidade

Como parte da publicidade da primeira temporada da série, o canal FX lançou uma campanha chamada "House Call" (O Chamado da Casa), em que os telespectadores em casa podem se inscrever e ficar cara-a-cara com um personagem da série. Antes da estréia da série, FX lançou várias pistas para lançar uma luz sobre a série. Eles foram oferecidos no canal oficial do show no YouTube. Dez pistas foram lançadas. Em Setembro de 2011, o FX lançou um site que permite que os visitantes visitar a murder house ao longo das décadas e procurar pistas.
Em agosto de 2012, o primeiro promo para a segunda temporada foi lançado na página oficial do American Horror Story no Facebook intitulada "Special Delivery", em que uma freira carrega um par de baldes cheios de partes do corpo através de um campo e os esvazia, deixando os baldes e retomando a caminhada. Over 20 subsequent teasers have been released. Quatro fotos também foram lançados no site EW.com. Dois teasers na televisão, intitulados "Conheça os moradores", foram lançados no dia 31 de agosto de 2012. É apresentado os pacientes e alguns funcionários (como o Dr. Thredson, interpretado por Zachary Quinto, e a Irmã Eunice, interpretada por Lily Rabe) deitados em camas de solteiro e lidando com suas questões individuais como os chefes do asilo (Jessica Lange, Joseph Fiennes e James Cromwell) contemplam. A canção "Que Sera, Sera", misturada com a música tema da série é tocada.
Para a terceira temporada, o canal FX publicou, de maneira semelhante às temporadas anteriores, pequenos teasers na sua página oficial no Facebook.

Transmissão internacional

A série estreou em 5 de outubro de 2011, e foi transmitida no canal de televisão a cabo FX, nos Estados Unidos. Em novembro de 2011, a série estreou internacionalmente nos canais Fox dos respectivos países. A segunda temporada estreou em 17 de outubro de 2012 e foi concluída em 23 de janeiro de 2013.

Recepção

Recepção Crítica

American Horror Story tem recebido geralmente críticas positivas dos críticos. A primeira temporada marcou 62 de 100 no Metacritic basado em 30 críticas. Ken Tucker do Entertainment Weekly concedeu ao episódio piloto um B+, declarando que "AHS é praticamente tudo susto, todo o tempo: um lote inteiro de gritos, sexo, solavancos, rostos triturados, comportamento psicótico, e bebês mortos." Hank Stuever do The Washington Post diz na sua crítica que "Exagerar as coisas é uma das falhas de marca de Murphy, mas esse show tem um estilo cativante e vertiginoso de repugnar." Nem todas as críticas foram favoráveis: Alan Sepinwall do HitFix deu para a série D−, dizendo, "Esta tão longe da cima que a cima é um pontinho microscópico em seu espelho retrovisor, e tão cheio de sons estranhos, pontos turísticos e personagens que você provavelmente não vai esquecê-lo, mesmo que muitos de vocês gostariam esquecer." Mary McNamara do Los Angeles Times' deu uma crítica confusa, declarando que "...se desmorona em campo...em mais de uma ocasião" mas também fez notar que é "difícil tirar o olho do show."
A segunda temporada, American Horror Story: Asylum, tem recebido desde o inicio críticas geralmente positivas e marcou 64 de 100 no Metacritic baseado em 21 críticas. James Poniewozik da revista Time declarou: "AHS: Asylum parece ser mais focada, igualmente frenética. Também está maravilhosamente realizada, com uma visão tão detalhada do cenário da instituição dos anos 60 que você pode sentir o cheiro do ar viciado e do incenso.." Maureen Ryan do The Huffington Post disse "É para o crédito dos escritores, diretores e o elenco de Asylum que a dor emocional dos personagens muitas vezes se sente tão real quanto sua incerteza e terror." Verne Gay do Newsday deu para a série uma classe C, declarando que "tem alguns bons efeitos especiais, mas não muito de uma história para pendurá-los". Porém, Linda Stasi do New York Post achou que a temporada foi "exagerada", acrescentando que "eu preciso entrar [em um hospício] por minha conta após duas horas de esta loucura."

Prêmios e indicações

A série tem ganhado nove prêmios de suas trinta e sete indicações (duas das quais continuam pendentes), incluindo dois Prêmios Emmy do Primetime e um Globo de Ouro.

GALERIA DE FOTOS

1ª TEMPORADA



2ª TEMPORADA



3ª TEMPORADA



Nenhum comentário:

Postar um comentário